venerdì 20 febbraio 2009

Serata brasiliana

Este post é um marco na minha vida.

Já começo avisando porque é algo realmente inesquecível. Hoje, sexta, após uma semana de árduo trabalho, etc, fomos à Torino de noite, a fim de tomar uma cerveja e encontrar uns amigos do curso pra bater papo. Ok. Encontrados os amigos e amigas, rumamos prum bar (antiga cantina, casa) onde tinha algumas pessoas sentadas em poltronas, cadeiras, ou mesmo no balcão bebendo alguma coisa, e um som ao fundo.

Aí é que está. O som ao fundo. Quando entramos, nem me dei conta que tinha um cara, um doido, com o violão, se apresentando no lugar. Era como bar com show ao vivo, violão e voz. O detalhe iminente é que era uma noite de música brasileira. Me dei conta ao ouvir Djavan cantado à um sotaque italiano.

O som estava ótimo, as letras da música um pouco afobadas ao sairem da boca do cara, mas estava realmente bom, o cara sabia tocar sim, um pouco estabanado, mas era ótimo o som. Sabia cantar muito bem em português, tanto que entendia perfeitamente aquilo que cantava, e o sotaque dava o ar da graça.

Aí vem o X da questão. O detalhe da noite. O Simone, inqueieto e inconformado que eu ainda não havia dito que era brasileiro ao cantor, fez a Emma ir falar com o cara, e dizer que era brasileiro e que 'queria tocar'. Ok. Ele me abraçou, me chamou de "irmão", "tudo bem", "como vai", etc, e me mostrou listas escritas à mão de músicas brasileiras que sabia tocar e cantar.

Decidimos tocar "Samba de uma nota só", mas quando eu pensava em "tocar" era no sentido de "tocar", mas ele começou a tocar a música e esperava, claro, que eu começasse a cantar, e foi feito. Com a maior vergonha do mundo, meio tímido, comecei a 'cantar' a letra da música do João Gilberto, completamente desafinado, com a voz trêmula e tímido. Depois, cantamos "Garota de Ipanema", "Moro num país tropical", "Taj Mahal", "Fio Maravilha"... Mas sem dizer que ao final de cada música ele pedia que eu ficasse, empolgadíssimo, me abraçava, etc. Fazia questão que eu ficasse ali com ele, em meio ao público presente (6 ou 10 gatos pingados, que para mim pareciam uma multidão, claro), cantando em português, do Brasil.

Ele costumava fazer pausas entre as canções, e chegou a hora em que o Adolfo, amigo da escola também presente ao acontecimento, disse ao cara que eu tocava bem o violão e que se eu podia tocar. No fim, sim, pude tocar, sentado na sua cadeira longa de apresentação. Estava eu, ali, sentado, começando a tocar, aquela música... aquela regra 3, na Itália, espontaneamente. Ao final, todos meio perplexos aplaudiam timidamente, e ele me incentivava a tocar mais, a tocar uma outra, que foi "Samba de Orly", mas fui avisado que ele sabia cantar essa, e o fez. Deu tempo até de mandar "Tiro ao álvaro".

Momentos únicos, inéditos, inesquecíveis, engraçados e inacreditáveis.

Eternos.

Torino, sexta a noite em um pub, em um dia de música "latina" e brasileira, eis que toquei 'all'improviso', as músicas que tanto "ensaiei" no Brasil.

Obrigado Vinícius, Jobim, Toquinho, Chico, Caetano, Gil, Bethania, pai, mãe, papagaio, cachorro, gato, vizinho, amigos, cervejas, vinhos...

7 commenti:

  1. Obrigada você
    Por existir, por tocar vilão tão mal (hehe)
    Por cantar (pior ainda hahahha)
    Por ser essa pessoa linda que sabe ser livre cheio de alma dentro de si!
    Queria estar lá, num dos marcos da sua vida
    Mas de alguma maneira estava sabe?
    O mais louco é que virei a noite desenhando, da 24hs até 11 da manhã, sabe? Saaaaaabe? Sabe aqueles momentos únicos? Onde vc tá inteiro com você? E o silêncio (ou a música que está dentro de você basta?)

    E basta tanto, tanto que as vezes dá vontade de dar um pulo sozinho no apartamento no meio da madruga? haha

    Sério!

    O mais louco mesmo é que passei a noite ouvindo Cartola, Vinícius... e a nossa Regra três! Eu tava lá, tô falando!

    Se joga daí que eu me jogo daqui em maio a gente se joga lá de cima da Torre Eiffel (junto com o violão tocando Regra três, claro).

    Um beijo pra você do tamanho da sua alma!

    RispondiElimina
  2. Lucaaas!
    bello il blog sulla tua vita italiana!
    e capisco quasi tutto di quello che scrivi!
    fantastico!!
    ti aggiungo al link degli amici!!

    RispondiElimina
  3. um de seus dons é o de transmitir em palavras sensaçoes inexplicàveis! (além de mtos outros claro)
    Esse tipo de dom é temporario, eu sei! De vez em qdo e tenho ele! rs! é quando a gente é apaixonado! Vinicius, Tom, Caetano, Gil, etc etc etc, sempre foram apaixonados: pela musica! é isso que faz a gente mudar de plano na hora de descrever os detalhes essenciais da vida! Aqueles que nos fazem ter gosto de viver, desde a ouvir uma boa musica, reconhecê-la, canta-la, toca-la e receber aplausos, até reconhecer um verdadeiro amigo, olha-lo, abraça-lo, beija-lo e receber a gratidão!
    Vamos combinar, seu post simplesmente tira suspiros!
    São os 5 minutos de uma noite inteira que nos fazem dar valor à nos mesmos!
    Soh mostra um pouco mais do q gente da sabe: vc é unico!
    Que bela experiencia, momento e realização!
    demais!
    parabéns à seus pais por terem feito vc assim, tão especial!
    Gde bjo luuuu
    saudades

    RispondiElimina
  4. Grande lucas!!!
    presto nascerà il nostro trio di musica brasileira, dobbiamo trovare il nome e poi è fatta! conquisteremo il mondo!
    ahahahaha!
    giulia

    RispondiElimina
  5. Incrível... Com todos os talentos que tem (mesmo que negue o de cantar), ainda escreve bem... Já li uma centena de Blog's que não tem a mesma qualidade, a mesma emoção, a mesma narração.
    Ah quando esse rapaz for famoso, tomara que lembre dos pobres mortais!
    Amigo, você é coisa pra se guardar, no lado esquerdo do peito. Você não tem noção do quanto feliz eu estou por vc estar aí vivendo td isso!!! E, em breve, nos veremos em outros bares, outros Pub's, pela vida, por tudo o que ainda nos resta fazer!
    Grande abraço Lucão! Continuo seu grande fã!

    RispondiElimina
  6. O Universo do aprendizado;a benção do retorno pra casa;a oportunidade de voltar ao desconhecido...Vida na existência.Qta gente esqueceu desta sensação e vc a tem nos teus minutos!Estou torcendo pelas horas de relato,de encanto,descoberta e extase do teu coração;acima e apesar de todo peracalço...Escolha é a luz do nosso relatório íntimo e a qualidade de transformar sonho em realidade!Parabens;viver é um ato corajoso para titãs!
    Se vc quiser de comunicar;anote aí meu msn
    nyny43_2@hotmail/ Meu email para mensagens é terryb@uol.com.br/E tenho um humilde espaço literário na rede;contos,humor,saudade,sonho,desabafo...
    Se quiser visitar...
    http://recantodasletras.uol.com.br/autores/nilma1962
    Fica no colo divino dos teus sonhos e da tua saudade.Bj Tia Nilma;lembra de mim?

    RispondiElimina