lunedì 15 giugno 2009

Festival international du film d'animation.

Do dia 08 ao 13 de junho rolou na França o festival internacional de animação mais importante do mundo, uma espécie de Cannes do cinema da animação: Annecy 2009!

A cidade estava lotada de gente e a rotina de ir e vir do camping até o centro das atividades na cidade foi pesada, mas voou! Essa semana passou muito rápido. Uma maratona incrível de filmes, salas e salas de cinema, gente do mundo inteiro, jovens, mais de 500 projeções disponíveis pra assistir e uma cidade nova pra conhecer. Workshops, conferências com os feras, feiras, estandes, etc. A parte o festival, que foi muito importante e muito bom pra mim, estar de volta à França foi muito gostoso. Annecy é pequena e linda. O lago que banha a cidade é uma coisa de louco. Não dá pra explicar o que é aquilo. Nadar naquilo então, nem se fala! Nunca vi um lago, rio ou coisa parecida com uma água tão limpida e transparente. É de ficar de boca aberta. Todas aquelas montanhas em torno, cheias de pedras e muito verde, contrastando com o azul-esverdeado da água. Um espetáculo à parte pra gravar na memória. Sem contar os braços e córregos do lago que avançam cidade à dentro, deixando todo um ar de Veneza muito evidente. Sem contar as baguetes, pães, croissants e pain au chocolat... Sem noção de bão!

No meio da semana uma pessoa muito querida foi me econtrar: a Bia! Ela está estudando na França desde agosto do ano passado e pegou um trem pra ir me encontrar já que eu estava por lá! Sem falar das saudades que eram tantas, foi muito bom poder revê-la novamente aqui na Europa, já que da última vez que a vi foi em outubro e em Grenoble, quando vim fazer as provas e exames do meu curso na Itália. Era uma sensação de "não falei que eu voltava pra te ver"? E foi realmente muito bom ver que ela está bem e vice-versa. Conversamos um monte, conhecemos a cidade, almoçamos, fomos no cinema (hahaha, até ela entrou no clima do festival), enfim, matamos um pouco a saudades dessa amizade que não é pouca. Mãe, olha o seu anel lá na foto! Tá entregue! No fim da tarde deste mesmo dia teve show brasileiro de chorinho, samba-canção e mpb no palco do gramado central do festival, a céu aberto. E roda de capoeira, pode?

Praticamente toda a nossa escola estava por lá. Alunos, ex-alunos de outros anos, professores, etc, e depois de uma semana de sono curto, bunda quadrada de tanto cinema, estamos de volta à realidade Torinese de trabalhos e trabalhos e prazos de entrega na guela! Mãos à obra.

Cada vez me sinto mais agradecido de poder estar fazendo tudo isso por aqui. Agradeço a cada particular pessoa que, de uma maneira ou de outra, me ajuda nessa caminhada tão bonita que a vida está me proporcionando.

Obrigado, obrigado e obrigado.






















3 commenti:

  1. Querido,
    Tudo muito lindo, colorido, vibrante!

    AMEI ver sorriso da Bia, pena que a foto não pega o som da gargalhada gostosa que só ela sabe dar!

    Beijos da irmã, Ju

    RispondiElimina
  2. aiiii, amei o blog, o texto, a descrição e ainda ter a felicidade de ler um comenta&rio da sua irmã que me deixou mto feliz! =)
    amo tanto essa familia!!!
    amo vc, lu!
    gde bjooo
    saudades jà

    RispondiElimina
  3. Maninho,
    Saudades de vc...
    entra no site do Balboa.
    Bjos
    www.mrbalboarock.com.br

    RispondiElimina